28 de julho de 2012

Linhas tracejadas não aparecem [Linetype e LTScale]

No Autocad temos uma grande variedade de estilos de linhas (Linetype) porém muitas vezes apesar de encontrarmos o estilo de linha que precisamos ela não esta na escala que precisamos. Por exemplo, um detalhe do desenho precisa ficar tracejado e escolhemos a linetype HIDDEN porém ou o tracejado está tão pequeno que praticamente não podemos ver ou tão grande que um “traço do tracejado” é maior que o comprimento total da linha. Hoje vamos aprender algumas formas de configurar este recurso.

O AutoCAD tem uma variável chamada MEASUREMENT que define a unidade de tramas (ou espaçamento) das linetypes (tipos de linha). Mais precisamente essa variavel define quais os ficheiros o arquivo utiliza: ANSI (imperial ou polegadas) e ISO (milímetros). Então temos:

Desenho com a unidade em milímetros: MEASUREMENT: 1
Desenho com a unidade em polegadas: MEASUREMENT: 0

Um outro fator é o tipo de arquivo na qual você criou o desenho. Quando você clica em NEW é exibida a janela SELECT TEMPLATE onde entre as várias opções vou mostras as duas mais utilizadas:

acad.dwt
UNITS - Unidade de medida: polegadas
MEASUREMENT – Medição: 0

acadiso.dwt
UNITS - Unidade de medida: milimetros
MEASUREMENT – Medição: 1

De acordo com o template o MEASUREMENT já vem pré configurado. Para alterar a esta variável e digite MEASUREMENT e pressione ENTER. E insira a variavel 0 ou 1 conforme sua necessidade.

Mas este recurso nem sempre resolve, principalmente porque de acordo com o tipo de desenho você precisa de uma escala específica. Então temos algumas opções.

LTSCALE – Com este recurso você configura a escala da linetype para todo o desenho. Digite LTSCALE e pressione ENTER. O valor padrão é 1 e altere o valor para maior que 1 (por exemplo 10, 100, 1000, etc) ou para menor que 1 (0.1, 0.01, 0.001, etc). Infelizmente você terá que utilizar o método “tentativa e erro” até encontrar a escala ideal para o seu desenho. Outra questão é que esta configuração afeta TODAS as linetypes do desenho.

PROPERTIES – Ao selecionar uma linha dentro da aba PROPERTIES (Para ativar a aba mantenha pressionado CTRL e clique 1)  você pode visualizar todas as caracteristicas deste objeto e fazer algumas alterações e uma das opções é a LINETYPE SCALE onde o valor padrão é 1. altere o valor para maior que 1 (por exemplo 10, 100, 1000, etc) ou para menor que 1 (0.1, 0.01, 0.001, etc). Este metodo também precisa do recurso “tentativa e erro” porém a grande vantagem é que a configuração se aplica apenas ao objeto selecionado, os demais objetos terão o “espaçamento” conforme a configuração padrão.

Dúvidas ? Comentem!!


Luis André
LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Formado em Design Industrial e Arquitetura e Urbanismo.
Pesquisador e curioso do software AutoCAD criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos que esta poderosa ferramenta oferece.

AutoCAD 2011 Certified Associate e AutoCAD 2011 Certified Professional.

Um comentário:

Seu comentário é sempre bem vindo!

Este espaço também serve como "plantão de dúvidas" dos frequentadores do QUALIFICAD! Se você tem alguma dúvida sobre este tutorial comente aqui, caso sua dúvida seja sobre outro tema entre em contato no TIRE SUAS DÚVIDAS!

E obrigado por sua visita!

 

QualifiCAD. OTIMIZANDO PROFISSIONAIS