12 de maio de 2012

Criar um estilo de cota - Básico [DIMENSION STYLE]

Acho que esta dúvida é a da maioria do usuários inciantes. como criar uma cota ? Ou como editar um estilo já existente ? Ou texto da cota e suas "setinhas" ficam muito pequenas ou muito grandes no seu desenho ? Hoje vamos iniciar uma série de postagem para explicar sobre essa ferramenta indispensável do AutoCAD, o menu DIMENSION STYLE.

O menu dimension style oferece uma gama de opções de personalização de cotas tão grande que usuários iniciantes acabam ficando perdidos no meio de tantas opções. Por isso vou dividir em 03 postagem separando por:

Básico: O mínimo necessário para você criar um estilo de cota (dimension style)
Intermediário: Opções de personalização, orientação de texto, casas decimais, etc.
Avançado: Inclusão de tolerâncias, prefixos e inclusão de estilos de texto (Text style)

Para acessar o menu de estilos de dimensão no prompt de comando digite DIMSTYLE (ou D) e pressione ENTER. Irá aparecer o menu Dimension Style. Temos básicamente 3 colunas: Styles, Preview e a terceira coluna contendo set current, New, Modify, Override e Compare.


Styles: Os estilos de dimensão criados são visualizados nesta aba onde você pode escolher qual vai utilizar.



Preview: Aqui é apresentado uma amostra da configuração do estilo de dimensão selecionado, onde é possível visualizar informações como estilo de arrows (flechas ou setas), linhas, cores, casas decimais, etc.

Para uma visualização melhor de como ficaram as cotas que você criar nada melhor do quer testar no desenho. Mas o preview da uma noção se você esta no caminho certo!



Set current: Define o esilo de dimensão ativado. (Selecione em styles e clique aqui para ativar.

New: Cria um novo estilo de dimensão.

Modify: Modifica um estilo de dimensão existente.

Para criar seu estilo de dimensão novo clique em New. Agora você esta na janela Create New Dimension Style e o AutoCAD pede um nome para o estilo de dimensão. Repare no menu abaixo: Start with, ou seja "começar com". Para facilitar nossa vida o AutoCAD utiliza um estilo de dimensão já existente para criar um estilo novo. Por exemplo, você precisa de um estilo novo similar a um que você já criou anteriormente, porém com o texto e as setas maiores, ao invés de criar tudo do zero você cria uma cópia do existente e edita os campos  que você precisa.
Mantenha o Start with como esta, preencha New Style Name com o nome que desejar e e clique em CONTINUE.


Agora estamos na janela principal para este tutorial. Estamos no menu modify. Mas hein ? Eu não cliquei em modify! Calma, você não clicou em modify porque este estilo de cota é novo. Sempre que precisar editar este estilo de dimensão você utilizara o botão modify. Dentro do menu temos várias abas, mas vamos trabalhar com as três primeiras.
Agora três informação muito importantes:

Nos seus desenhos quando você cria uma linha com comprimento de 1 unidade, você considera que essa linha tem 1 milímetro, 1 metro, 1 centimetro ? Pergunto isso porque conforme sua escolha os tamanhos das fontes e setas (flechas) muda exponencialmente.
 Você cota seus desenho diretamente no model ou na aba layout ? O mais comum é na aba model porém se você utiliza viewports* em seus layouts* terá que criar um estilo de cota para cada escala ou usar o recurso annotative*.
Quando escolher o tamanho de uma seta, o tamanho do texto deve ser aproximado ou igual. Isso vai facilitar a criação das cotas.

*Viewports, layouts e annotative: ambos terão tutoriais exclusivos explicando o funcionamento de cada um. 

ABA TEXT - Na aba Text, como o próprio nome diz fazemos a configuração de texto da cota. Vamos nos limitar a 3 campos: 
Text color: Define a cor do texto.
Text height: Define a altura do texto.
Ofset from dim line: Define o quanto o texto "desencosta" da linha da cota. Conforme você for alterando  o  tamanho do texto você tem que ir ajustando este campo proporcionalmente.

Explicando o Importante 1° e 2° - Para quem trabalha em metros a altura do texto vai ter 1000 unidades de diferença para quem trabalha em metros. Por exemplo, uma cota na escala 1:1 (para uso na aba model) em um desenho onde 1 unidade equivale a 1 milímetro sua altura será mais ou menos no campo Text height 2.5 unidades já em um desenho onde 1 unidade equivale a 1 metro será de mais ou menos 0.0025 unidades.

1 unidade = 1 milímetro Text height: 2,5   
1 unidade = 1 metro → Text height: 0,0025

ABA SYMBOLS AND ARROWS - Nesta aba você configura o formato e o tamanho das setas (fechas).
First: Define o formato da seta da esquerda.
Second: Define o formato da seta da direita.
Arrow size: Define o tamanho da seta.

Nesta aba você básicamente define o formato das setas e o tamanho das mesmas.


Explicando o Importante 3° - Lembrem-se no campo arrow size preferencialmente coloque um valor parecido ou igual ao colocado em Text height na aba TEXT. Isso facilita na hora de ajustar o tamanho tanto da seta como do texto de forma que eles fiquem proporcionais.

ABA LINES - Aqui você configura todas as linhas que compõem sua cota. Porém vou separar a explicação em 2 partes. Dimension lines e extension lines.
Vamos primeiro saber a diferença entre ambas:
Dimension Lines: Basicamente a linha que fica embaixo do valor com comprimento da cota (em vermelho).
Extension Lines: São as linhas que indicam entre que pontos o objeto esta sendo cotado. 

DIMENSION LINES

Color: Determina a cor da linha de cota.
Linetype: Determina o tipo de linha (contínua, tracejada, etc)
Lineweight: Determina a expessura da linha.
Supress Dim line 1: Oculta a linha de cota e a seta do lado esquerdo até o centro da cota.*
Supress Dim line 2: Oculta a linha de cota e a seta do lado direito até o centro da cota.*


EXTENSION LINES 


Color: Determina a cor da linha de extensão da cota.
Linetype: Determina o tipo de linha de extensão da cota (contínua, tracejada, etc)

Lineweight: Determina a expessura da linha de extensão da cota.
Supress Dim line 1: Oculta a linha de extensão da cota esquerda.*
Supress Dim line 2: Oculta a linha de extensão da cota direita.*

*Em projetos, geralmente de arquitetura, para as cotas internas utiliza-se apenas o valor numérico das cotas então para ocultar as linha de cota deve selecionar os campos Supress dim line e Supress ext line.

Extend beyond lines: Define o quanto a linha vertical avança acima da linha de dimensão.
Offset from origin: Define a distância que a extension line se inicia em relação ao objeto cotado.



Bom, esse é um resumo dos conhecimentos básicos para criar e configurar um estilo de cota. Usuários mais avançados podem achar que esta ou aquela configuração devia ter sido explicada mas organizei desta forma com base nas dificuldades que encontrei com alunos iniciantes ou sem nenhum conhecimento de como criar um estilo de cota.

Dúvidas ? Comentem!

Luis André
LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Formado em Design Industrial e Arquitetura e Urbanismo.
Pesquisador e curioso do software AutoCAD criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos que esta poderosa ferramenta oferece.

AutoCAD 2011 Certified Associate e AutoCAD 2011 Certified Professional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!

Este espaço também serve como "plantão de dúvidas" dos frequentadores do QUALIFICAD! Se você tem alguma dúvida sobre este tutorial comente aqui, caso sua dúvida seja sobre outro tema entre em contato no TIRE SUAS DÚVIDAS!

E obrigado por sua visita!

 

QualifiCAD. OTIMIZANDO PROFISSIONAIS