10 de maio de 2012

Arquivos .BAK como usar ou como se livrar deles [.BAK]

Existe uma relação de amor e ódio com esses ficheiros de Backup. Após uma falha de sistema inesperada, perdemos todo o trabalho feito desde o último "save" até o momento da falha. Dependendo do tempo que você ficou trabalhando sem salvar seu arquivo, você pode ter perdido desde alguns minutos de trabalho, bem como horas ou até um dia inteiro trabalhado! Hoje vamos aprender a utilizar estes arquivos.
A dificuldade que a maioria dos usuários encontra é que não basta simplesmente "clicar" no arquivo para abrir a cópia de segurança.

"Ok então como que eu uso esse arquivo ?" Simples, você renomeia a extensão do arquivo. Basta substituir a extensão .BAK por .DWG. Porém é necessário tomar um pequeno cuidado. No nosso exemplo temos um arquivo QualifiCAD.dwg e seu backup QualifiCAD.bak. Se renomearmos a extensão do arquivo de segurança para .dwg o windows irá exibir uma mensagem informando que já existe um arquivo com esse nome dentro da pasta.
Claro que existe! Trata-se do arquivo original. De acordo com sua versão o próprio windows pode sugerir um nome como QualifiCAD (2).dwg ou similar.
Pronto! Basta abrir o arquivo normalmente. Porém nem sempre ele recupera seu trabalho exatamente no momento em que ocorreu a falha de sistema. Pode ter uma defasagem tanto de alguns minutos como de horas. Não é a solução definitiva mas é de grande ajuda!

A dica acima é para quem quer USAR os arquivos .BAK. Mas e se você, assim com eu quer na verdade SE LIVRAR dele ? Sim a função dele é importante porém para cada arquivo .dwg ele cria um arquivo .bak ! Resumindo, uma pasta com 50 arquivos .dwg você tem mais 50 arquivos .bak.
A solução é simples, basta configurar o AutoCAD para não criar cópias de segurança. No prompt de comando digite OPTIONS ou OP e pressione ENTER.
Ao abrir a janela OPTIONS clique na aba Open and Save e desabilite a caixa de seleção:

Create backup copy with each save

Após isso basta clicar em Apply e depois OK. Pronto seu AutoCAD não vai mais criar arquivos de backup . 
Alguns devem estar se perguntando. "Mas e quando acontecer uma falha de sistema eu simplesmente perco tudo ? Calma, você não estará na mão. O AutoCAD tem um gerenciador de recuperador de desenho o Drawing Recovery mas isso vai ficar para uma próxima postagem.

Dúvidas ? Comentem!

Luis André
LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Formado em Design Industrial e Arquitetura e Urbanismo.
Pesquisador e curioso do software AutoCAD criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos que esta poderosa ferramenta oferece.

AutoCAD 2011 Certified Associate e AutoCAD 2011 Certified Professional.

4 comentários:

  1. existe uma maneira de escolher um local específico para estes arquivos bak?Gerando em uma pasta que não seja do arquivo corrente?

    ResponderExcluir
  2. maravilhoso seu blog, parabéns tem ajudado muito.
    Obrigada
    Leidy Prince

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso seu blog, parabéns tem ajudado bastante o meu desenvolvimento.
    obrigado.
    Leidy Prince

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!

Este espaço também serve como "plantão de dúvidas" dos frequentadores do QUALIFICAD! Se você tem alguma dúvida sobre este tutorial comente aqui, caso sua dúvida seja sobre outro tema entre em contato no TIRE SUAS DÚVIDAS!

E obrigado por sua visita!

 

QualifiCAD. OTIMIZANDO PROFISSIONAIS