6 de maio de 2012

Criar blocos em 2 cliques [BLOCK]

Precisa criar um bloco rapidamente ? Sem muita frescura, só agrupar tudo em um único objeto ? Isso é mais simples do que você imagina. Hoje você vai aprender a criar um bloco em apenas 2 cliques!

O primeiro passo é selecionar todas entidades que vão compor o bloco (linhas, arcos, polylines, etc). Após isso segure pressionado a tecla CTRL  e pressione C.

Após isso segure pressionado as teclas CTRL e SHITF e sem soltar pressione a tecla V.
Pronto! No prompt de comando você pode visualizar a mensagem:

_pasteclip Specify insertion point:

Resumindo: Especifique o ponto onde você quer inserir o bloco. Fácil não ? 

Melhor impossível!? Bem... pra falar a verdade da pra melhorar sim!! É possível definir em que lugar vai ficar o insert point (o grip "pontinho azul") do bloco. Pra que serve esse o insert point ? Simples, sempre que você inserir este bloco ele será inserido pelo seu "ponto de pegada". No caso do fogão eu escolhi a extremidade inferior esquerda, pois depedendo do projeto já posso inserir ele encostado na quina da parede, ou seja, eu insiro o bloco já no lugar que eu desejo sem precisar primeiro inserir e depois utilizar o comando MOVE para posicionar o bloco no lugar desejado.

O primeiro passo é selecionar todas entidades que vão compor o bloco (linhas, arcos, polylines, etc). Após isso segure pressionado as teclas CTRL e SHIFT e sem soltar e pressione C.
No prompt de comando você pode visualizar a mensagem:

_copybase Specify base point:

Resumindo: Especifique o ponto de base de inserção do bloco o nosso "ponto de pegada".
Após isso segure pressionado as teclas CTRL e SHITF e sem soltar pressione a tecla V.
A única desvantagem deste sistema é que não é possível escolher o nome do bloco, sendo assim, o AutoCAD criar um nome qualquer semelhante ao que foi criado para o nosso bloco: 


Name: A$C179657C9

Caso precise de um nome específico o mais indicado é utilizar o método convencional para a criação de blocos, mas caso precise utilizar este bloco já criado com um determinado nome você pode utilizar o comando RENAME. Não conhece o comando rename ? Calma, teremos um tutorial exclusivo para este recurso.

Dúvidas? comentem!!

Luis André
LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Formado em Design Industrial e Arquitetura e Urbanismo.
Pesquisador e curioso do software AutoCAD criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos que esta poderosa ferramenta oferece.

AutoCAD 2011 Certified Associate e AutoCAD 2011 Certified Professional.

Um comentário:

  1. André, essa é uma boa dica que também ensino aos meus alunos, mas lembrando que o nome do Bloco pode ser alterado no Editor de Blocos.

    Um abraço.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!

Este espaço também serve como "plantão de dúvidas" dos frequentadores do QUALIFICAD! Se você tem alguma dúvida sobre este tutorial comente aqui, caso sua dúvida seja sobre outro tema entre em contato no TIRE SUAS DÚVIDAS!

E obrigado por sua visita!

 

QualifiCAD. OTIMIZANDO PROFISSIONAIS