17 de maio de 2012

Como filtrar e selecionar vários objetos [FILTER]


Precisa selecionar vários objetos de uma vez? Não quer perder tempo selecionando todas as linhas tracejadas para colocar dentro de um determinado layer? Se o seu projeto esta começando a ficar muito grande você começa a sentir a necessidade de organizá-lo melhor, agrupando determinados objeto, blocos e outras entidades, mas para isso você precisa “filtrar” cada um deles. Hoje vamos aprender a utilizar o comando FILTER.

Para que serve? Esta ferramenta seleciona as entidades do seu desenho com critério pré definidos. Por exemplo, você precisa selecionar todos os círculos vermelhos com o estilo de linha Hidden (tracejado). Temos aqui 3 critérios: o Objeto (Object: circle), a cor (Color: Red) e o estilo de linha (Linetype: Hidden). O Filtro irá selecionar todos os objetos que tiverem essas três características (ou critérios).


Como usar? Antes de acessar a ferramenta abra um projeto com uma quantidade razoável de entidades (linhas, arcos, círculos, polylines, blocos, layers, etc). Agora digite no prompt de comando FILTER (ou FI) e pressione ENTER.

Agora estamos na janela Object Selection Filters, traduzindo, Filtro de seleção de objetos. Na parte superior temos o campo onde todos os critérios serão listados. Do lado esquerdo, logo abaixo, temos o quadro Select Filter, onde você seleciona seu filtro, ou melhor, você seleciona o “critério” para o filtro. Clicando na “setinha” temos uma lista de todos os critérios que podem ser utilizados, alguns deles você simplesmente adiciona outros você precisa inserir maiores informações (por exemplo, se escolher Layer, no campo Select você deve escolher qual layer quer listar ou em Color, onde em select você deve escolher qual a cor).
Após escolher o critério você deve pressionar Add to List, para que o mesmo seja listado. Para excluir, selecione o critério e clique em Delete, ou caso queira substituir selecione o critério a ser substituído, escolha o novo critério e clique em Substitute.
Escolhidos os critérios basta clicar em Apply. Agora o janela Object Selection Filters é fechada e no prompt de comando temos a seguinte mensagem:
Select Objects:
Traduzindo, selecione os objetos. Nesta etapa faça uma seleção da área onde você quer aplicar o filtro ou selecione todo o desenho e pressione ENTER.
Pronto! Todos os objetos que tem os critérios incluídos no filtro foram selecionados. Agora você pode fazer o que precisar com eles (excluir, mudar a cor, colocar dentro de um layer, etc.).
Simples não ? Mas da pra melhorar. Alias, da pra agilizar o processo. Vamos tomar como exemplo novamente o circulo vermelho tracejado. Ao invés de incluir critério por critério você pode utilizar o botão Add select Object. O que ele faz ? Ao clicar neste botão a janela irá se fechar e aparecer a seguinte mensagem no prompt de comando:
Select object:
Ao selecionar um objeto será listado todas as características possíveis do objeto.
Porém, se utilizar o filtro desta forma quando você ativar o filtro ele selecionará somente este objeto (mas como assim?). Isso acontece por “excesso de critérios” para resolver isso delete todos os critérios desnecessários e deixe apenas os que interessam (Object: circle, Color: Red e Linetype: Hidden). Agora basta ativar o filtro clicando em Apply.
Simples não ?
E finalizando, no lado direto temos o quadro Named Filters. Aqui você pode nomear e salvar os filtros para utiliza-los posteriormente.
Importante:
1º De preferência, não utilize como critério informações de coordenadas (X,Y,Z) porque o filtro se limitará a objetos que estão naquela coordenada específica, ou seja, 1 único objeto (geralmente).
 Quanto menos critérios melhor! (Hein, como assim?) Utilize o mínimo de critérios necessários, pois quando utiliza critérios desnecessários entidades que você precisava que estivessem inclusas no seu filtro não serão selecionadas por não se enquadrarem no critério “desnecessário”. Por exemplo, você quer selecionar todos os circulos de um desenho (Object: circle) se além deste critério você acrescentar o critério verde (Color: green) somente circulos verdes serão selecionados, quando na verdade você quer TODOS os circulos.
3º Não escolha critérios conflitantes! Por exemplo, em um mesmo filtro você escolhe Object: Circle e Object: Line. O filtro simplesmente não encontra nada porque um objeto não consegue ter as caracteristicas de ser um circulo e uma linha ao mesmo tempo.


Dúvidas ? Comentem!


Luis André
LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Formado em Design Industrial e Arquitetura e Urbanismo.
Pesquisador e curioso do software AutoCAD criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos que esta poderosa ferramenta oferece.

AutoCAD 2011 Certified Associate e AutoCAD 2011 Certified Professional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!

Este espaço também serve como "plantão de dúvidas" dos frequentadores do QUALIFICAD! Se você tem alguma dúvida sobre este tutorial comente aqui, caso sua dúvida seja sobre outro tema entre em contato no TIRE SUAS DÚVIDAS!

E obrigado por sua visita!

 

QualifiCAD. OTIMIZANDO PROFISSIONAIS