1 de junho de 2013

Como imprimir / Plotar um arquivo no AutoCAD [PLOT]


Ok, seu projeto esta pronto e você precisa imprimir. Mas como configurar a impressão? O que são Plot Styles ? Vamos aprender como trabalhar com impressão de arquivos no AutoCAD.

Antes de iniciar a explicação sobre a configuração vamos entender um pouco mais sobre os tipos de impressoras e tipos de folhas:


PLOTTER – São impressoras de grande porte destinadas a impressões em folhas de grandes dimensões, com qualidade e rigorosa precisão.
FOLHAS – Geralmente projetos são grandes e cheios de detalhes onde uma impressão em folha A4 se mostra muito pequena e limitada, assim sendo, temos que utilizar folhas maiores. As impressoras convencionais se limitam ao formato A4, porém existem outros formatos de folhas sendo:

A4: 297 X 210mm
A3: 420 x 297mm
A2: 594 x 420mm
A1: 841 x 594mm
A0: 1189 x 841mm

Existem outros formatos, porém no Brasil estes são os mais utilizados. Agora vamos a impressão do nosso arquivo.

Primeiro vamos clicar no botão de impressão no menu de acesso rápido ou pressionar Ctrl e clicar em P. Outra opção é digitar no prompt de comando Plot (ou P) e pressionar Enter.


Com isso temos acesso a janela PLOT. No canto inferior direito temos um botão que amplia a janela de Plotagem. Vamos pressiona-lo e com isso temos a visão completa do menu de impressão.

A ferramenta de impressão do AutoCAD oferece um alto nível de personalização/configuração da impressão de arquivos, por isso este conteúdo irá contemplar os recursos mínimos necessários para uma impressão. Para facilitar a compreensão alguns campos foram circulados em vermelho, pois serão os campos que utilizaremos.

Printer/plotter – Neste campo escolhemos a impressora onde o arquivo será impresso. Ahh mas eu não tenho uma plotter em casa como vou testar minha impressão? Simples, vamos imprimir em formato PDF. O método mais recomendado é enviar um arquivo neste formato quando for encaminhar o seu projeto para impressão, assim você não corre o risco do desenho não ser impresso errado ou até mesmo alterado indevidamente. No campo Name selecione a impressora DWG To PDF.pc3 .

Paper size –  Aqui escolhemos o tipo de papel em que vamos imprimir nosso desenho. Na aba de opções existem diversas folhas e cada uma com um nome específico para facilitar identifique o nome da folha (A0, A1, A2, A3 ou A4) ou sua dimensão.

Plot area – Aqui definimos qual área do desenho será impressa. Mas precisamos ter cuidado, pois se em paper size já definimos o tamanho da folha, por exemplo A1, temos que selecionar uma área do mesmo tamanho da folha definida em paper size. Para selecionarmos a área de impressão no campo What to Plot escolha a opção Window. Ao selecionar esta opção a janela Plot é fechada e aparece a mensagem Specify firts corner(Especifique o primeiro ponto) . Nesta etapa faremos uma seleção retangular, ou seja clicamos em uma extremidade da folha e depois na outra.


Plot offset – A única coisa que precisamos fazer aqui é ativar o campo Center the plot. Onde nós centralizamos o desenho na folha previamente escolhida.

Drawing orientation – Neste campo definimos a orientação do desenho entre retrato ou paisagem. Deve ser alterado conforme o formato da folha escolhido.

Plot Scale – Muito cuidado neste campo. Para fazermos uma impressão simples o campo fit to paper (ajustar ao papel) deve estar DESATIVADO! E o campo Scale devem estar configurados como 1mm e 1 unit. O campo Scale lineweights também deve ficar DESATIVADO.

Plot Style Table – Aqui determinamos como as cores serão impressas. Como assim ?? Simples ao elaborarmos um desenho no AutoCAD podemos usar um leque com 255 cores e no processo de impressão podemos definir quais cores serão impressas em preto, quais manterão as cores originais e definir a espessura em que cada cor será impressa. Mas isso fica para outro tutorial. Para garantirmos que a impressão será feita em preto & branco vamos escolher a opção monochrome.

Preview – Como temos diversos campos e uma série de configurações para fazer nada mais justo do que pré-visualizar as configurações realizadas antes da impressão. Para ativar basta clicar em preview que a janela Plot é fechada temporariamente e você tem a oprtunidade de visualizar como o desenho será impresso. Para cancelar basta clicar uma vez em Esc.

Feitas todas as configurações basta clicar no campo Ok e concluir a impressão! Se a opção escolhida foi a DWG To PDF irá abrir uma janela perguntando onde você quer salvar seu arquivo.

Bom esse foi um resumo básico para configurar uma impressão simples escolhendo a impressora, o tamanho do papel, área de impressão e um dos estilos de impressão disponibilizados pelo AutoCAD. Usuários mais avançados podem que essa ou aquela configuração deviam ter sido explicadas, mas o tutorial foi organizado visando auxiliar usuários iniciantes ou sem nenhum conhecimento de impressão de arquivos no AutoCAD.

Dúvidas ? Comentem!!

Luis André
LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Formado em Design Industrial e Arquitetura e Urbanismo.
Pesquisador e curioso do software AutoCAD criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos que esta poderosa ferramenta oferece.
AutoCAD 2011 Certified Associate e AutoCAD 2011 Certified Professional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!

Este espaço também serve como "plantão de dúvidas" dos frequentadores do QUALIFICAD! Se você tem alguma dúvida sobre este tutorial comente aqui, caso sua dúvida seja sobre outro tema entre em contato no TIRE SUAS DÚVIDAS!

E obrigado por sua visita!

 

QualifiCAD. OTIMIZANDO PROFISSIONAIS