14 de junho de 2012

OTIMIZANDO FERRAMENTAS [OFFSET]

Para muitos usuários o OFFSET se limita a criar cópias paralelas ou concentricas com uma distância pré-determinada. Mas existem mais alguns pequenos recursos embutidos dentro desta ferramenta que podem fazer você ganhar mais velocidade nos seus projetos. Hoje vamos aprender mais sobre esses recursos.

A forma mais básica de utilização do comando se resume em ativar o comando, determinar a distância da cópia, clicar no objeto que deseja copiar e encerrar o comando. Porém, se nos atentarmos ao PROMPT DE COMANDO lodo depois de digitar OFFSET (ou O) e pressionar ENTER, temos a seguinte mensagem:

Specify offset distance or [Through / Erase / Layer]:

Through – Com esse recurso ao invés de digitar a distância da cópia você clica no local onde o objeto deve ser copiado. Como ativar:

Digite OFFSET (ou O) e pressione ENTER. Digite Through (ou T) e pressione ENTER.

Clique no objeto que desejar criar uma cópia e clique no local onde deseja que a cópia seja criada e pressione ENTER para encerrar o comando. (Você pode utilizar o Object Snap para utilizar outro objeto como referência)

Erase – Com esse recurso o objeto copiado é apagado, ficando apenas a cópia. Como ativar:

Digite OFFSET (ou O) e pressione ENTER. Digite Erase (ou E) e a seguinte mensagem será exibida:

Erase source object after offsetting? [Yes/No] <No>:

“Apagar objeto de origem após a cópia paralela ?” Digite Yes (ou Y) e pressione ENTER.

Lembrando que o recurso fica gravado, ou seja, se quiser que a o objeto não seja apagado, você deve reativar o recurso e digitar No (ou N) e pressionar ENTER.

Layer – Com esse recurso ao invés da cópia do objeto ser criada no mesmo layer que o onejto esta vinculado a cópia é criada no layer current, ou seja, no layer que estiver ativado no momento. Como ativar:

Digite OFFSET (ou O) e pressione ENTER. Digite Layer(ou L) e a seguinte mensagem será exibida:

Enter Layer options for object [Current / Source]:

“Entre com a opção de layer para o objeto [Layer atual / Layer original do objeto]” Digite Current (ou C) para layer atual ou Source (ou S) para o layer do objeto.

Lembrando que o recurso fica gravado, ou seja, se quiser que a o objeto não seja apagado, você deve reativar o recurso e digitar Current (ou C) para layer atual ou Source (ou S)   e pressionar ENTER.

Recursos interessantes não é mesmo ? Mas ainda tem mais.

Ao ativar o comando OFFSET e clicar no objeto a ser criado sua cópia paralela é exibida a seguinte mensagem:

Specify point on side to offset or [Exit / Multiple / Undo] :

“Especifique de que lado deseja criar a cópia ou [Sair do comando / Cópias paralelas multiplas / Voltar]”

Exit – Sair do comando.

Multiple – Cria cópias paralelas. Por exemplo, você determina que vai criar uma cópia paralela a 10 unidades de distância do objeto a ser copiado. Ao clicar do lado do objeto que deseja criar a cópia é criada uma cópia, porém o comando não é finalizado. Se você continuar clicando vão sendo criadas mais cópias paralelas sendo que todas estão espaçadas a 10 unidades de distância.

Undo – Ignora o objeto selecionado e permite selecionar outro objeto.

Não são recursos inovadores, mas em determinadas situações podemos economizar muito tempo.

Dúvidas ? Comentem!!


Luis André
LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Formado em Design Industrial e Arquitetura e Urbanismo.
Pesquisador e curioso do software AutoCAD criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos que esta poderosa ferramenta oferece.

AutoCAD 2011 Certified Associate e AutoCAD 2011 Certified Professional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!

Este espaço também serve como "plantão de dúvidas" dos frequentadores do QUALIFICAD! Se você tem alguma dúvida sobre este tutorial comente aqui, caso sua dúvida seja sobre outro tema entre em contato no TIRE SUAS DÚVIDAS!

E obrigado por sua visita!

 

QualifiCAD. OTIMIZANDO PROFISSIONAIS