28 de maio de 2012

Circular texto Automaticamente [TCIRCLE]

Existem situações em um projeto onde você precisar circular vários “textos” espalhados pelo desenho, circular os eixos da estrutura ou simplesmente deixar o texto inserido em um circulo para diferenciar das demais notas do projeto. O AutoCAD disponibiliza para facilitar nossa vida a ferramenta TCIRCLE e hoje vamos aprender a trabalhar com este recurso.

Para ficar mais simples vou utilizar o exemplo mais comum, circular os eixos de um desenho. Para ativar a ferramenta digite no prompt de comando TCIRCLE e pressione ENTER.

Repare que nenhuma janela é aberta apenas é exibido no prompt de comando:

Select TEXT, MTEXT, or ATTDEF objects e logo abaixo Select Object:

Selecione todos os textos na qual você deseja circular e pressione ENTER. Uma nova opção é exibida no prompt de comando:

Enter distance offset factor <0.35>:

Traduzindo, entre com o fator de distância do offset. Aqui você define a distância do circulo em relação ao texto. eu particularmente utilizo 0.1. Defina a distância e pressione ENTER. Agora temos outra opção:

Enclose text with [Circles, Slots, Rectangles] <Circles>:

Traduzindo, aqui você define como vai “circular” o texto. Porque você pode escolher 3 opções. Circular, slots (um tipo de ellipse e retângulo.

Creates circles of constant or variable size [Constant/Variable] <Variable>:

Aqui você define se os circulos a serem criados serão constantes ou variáveis. Como assim ? Por exemplo, escolhendo variable em uma situação onde um texto é maior que o outro, os textos são circulados proporcionalmente ou se escolher constant tamanho do “circulo” é determinado pelo maior texto, ou seja, todos textos serão circulados com circulos de mesmo tamanho. Escolha sua opção e pressione ENTER.

Pronto! Ai esta o texto circulado de forma rápida. Em nosso exemplo temos apenas 4 letras, mas imagine em uma situação cm 20, 30 ou mais de 100 ? Prático não ?

Dúvidas ? Comentem!


Luis André
LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Formado em Design Industrial e Arquitetura e Urbanismo.
Pesquisador e curioso do software AutoCAD criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos que esta poderosa ferramenta oferece.

AutoCAD 2011 Certified Associate e AutoCAD 2011 Certified Professional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!

Este espaço também serve como "plantão de dúvidas" dos frequentadores do QUALIFICAD! Se você tem alguma dúvida sobre este tutorial comente aqui, caso sua dúvida seja sobre outro tema entre em contato no TIRE SUAS DÚVIDAS!

E obrigado por sua visita!

 

QualifiCAD. OTIMIZANDO PROFISSIONAIS