21 de maio de 2012

Criar Estilo de cota – Intermediário [DIMENSION STYLE]

Para os que já leram o Post – “Criar um estilo de cota – básico” Vamos aprender um pouco mais sobre a ferramenta DIMENSION STYLE. Neste tutorial, vamos explicar todos os campos de configuração e para que servem das abas TEXT, SYMBOLS AND ARROWS e FIT.

Vamos acessar o menu Dimension Style digitando no prompt de comando DIMSTYLE (ou D) e pressionando ENTER. Vou utilizar o mesmo do último post, no caso, o QualifiCAD selecionando ele na coluna Styles e clicando no botão  Modify.

ABA TEXT - Vamos trabalhar um pouco mais com a personalização do texto da cota, clicando na Aba Text. No post básico nos limitamos a apenas escolher a cor, altura e o afastamento do texto em relação a linha de cota. Agora vamos as demais configurações disponíveis.

Text appearance, ou traduzindo aparência do texto, podemos acessar a janela Text Style (Estilo de texto), onde podemos editar um estilo de texto padrão ou utilizar um criado previamente (Teremos um Post ensinando a criar estilo de texto em breve). Outro campo para configurar é o campo Fill color, ou traduzindo cor de preenchimento, onde o texto da cota pode ficar com um quadro colorido (a borda desse quadro pode ser ativada em na caixa de seleçãoDraw frame aroud text, fazendo com que o texto da cota fique inserido dentro de um quadro.

Text Placement, ou traduzindo localização do texto, podemos personalizar sua localização em relação a linha da cota nos campos vertical e horizontal.

VERTICAL

  • Centerded – O texto é colocado centralizado, interrompendo a dimension line;
  • Above – O texto é colocado acima da dimension line, o mais comumente utilizado;
  • Outside – O texto é colocado “do lado de fora” da dimension line em relação aos pontos onde foi cotado;
  • JIS – O texto é colocado conforme a Japanese Industrial Standards (JIS);
  • Below – O texto é colocado abaixo da dimension line;

HORIZONTAL

  • Centered – O Texto é colocado centralizado em relação as extension lines;
  • At Ext line 1 – O texto é colocado próximo a primeira extension line (próximo ao primeiro ponto da dimensão);
  • At Ext line 2 – O texto é colocado próximo a primeira extension line (próximo ao segundo ponto da dimensão);
  • Over Ext line 1 – O texto é colocado embaixo da primeira extension line ao invés da dimension line;
  • Over Ext line 1 – O texto é colocado embaixo da primeira extension line ao invés da dimension line;

Text alignment determina o alinhamento do texto:

Horizontal – O texto é colocado sempre na horizontal, independente da posição/inclinação da dimension line.

Aligned with dimension line – O texto é colocado alinhado em relação a dimension line (mais comumente usado);

ISO Standard – O texto fica alinhado em relação a dimension line e caso o texto não couber entre as extensions lines é criado uma linha auxiliar onde o texto fica posicionado sempre na horizontal.

ABA SYMBOLS AND ARROWS – No tutorial básico, nos limitamos aos recursos mais óbvios (tipo de seta e tamanho). Agora vamos ver para que servem os demais recursos.

Arrowheads, traduzindo (cabeça da flecha, ou melhor ponta) além dos já explicados First e Second, temos o Leader (Chamada) que define o tipo de flecha para as cotas de chamada (tutorial de multileaders em breve).

Center marks, traduzindo marca de centro de um circulo ou arco. Para utilizar este recurso temos um botão Center marks no menu dimensions.

  • None – Desabilita o recurso de criar center mark.
  • Mark – Permite criar 2 linhas (em cruz) indicando o centor de um circulo ou arco.
  • Line – Permite criar linhas (similar a um alvo) indicando o centor de um circulo ou arco (particularmente opção ruim já que as linhas são explodidas).

Dimension Break, traduzindo quebra de uma cota, é aplicado em situações onde as cotas se sobrepoem sobre uma parte do desenho ou sobre elas mesmas. Quando isso ocorre podemos deixar a cota interrompida. Para ativar este recurso temos um botão Dimension Break no menu dimensions.

No campo Arc length symbol, traduzindo simbolo do comprimento do arco, configuramos a posição deste simbolo em relação a cota. Para ativar este recurso temos um botão Arc length no menu dimensions.

  • Preceding dimension text – O simbolo se posiciona antes do valor da cota.
  • Above dimension text – O simbolo se posiciona acima do valor da cota.
  • None – O simbolo não aparece.

Radius jog dimension, traduzindo, movimento da dimensão de raio, configuramos o ângulo de “quebra” da dimension line, para isto, basta no campo Jog angle, indicar um valor entre 5 e 90 graus.

Linear jog dimension, traduzindo, altura da dimensão de “quebra” da cota. Para utilizar este recurso em uma cota existente temos o botão Jogger linear no menu dimensions.

ABA FIT – Como o próprio nome da aba diz, aqui fazemos configurações para “caber”. Como assim ? Em determinados casos a dimensão do objeto a ser medido é tão pequena que o texto não cabe entre as extension lines, sendo necessário fazer alguns ajustes. Na primeira caixa já temos um texto que esclarece bem a questão.

Fit optionsIf there isn’t enough room to place both text and arrows inside extension lines, the first thing to move outside the extension line is:, traduzindo a frase temos:

Se não houver espaço suficiente para colocar o texto e setas dentro das linhas de extensão, a primeira coisa a se mover para fora das linhas de extensão é:

  • Either text or arrows (best fit) – Texto ou setas (melhor ajuste) Seleciona entre os dois o que melhor se ajusta do lado de fora das extension lines;
  • Arrows – As setas sempre são a primeira coisa a ir para fora da linha de extensão;
  • Text – O texto sempre são a primeira coisa a ir para fora da linha de extensão;
  • Both text and arrows – Tanto o texto como as setas são posicionadas para fora da linha de extensão;
  • Always keep text between ext lines – Sempre manter o texto entre as extension lines (aqui o texto é movido para cima, porém alinhado com o centro da dimension line).
    • Supress arrows if they don’t fit inside extension lines – Suprimir as estas se elas não couberem entre as linhas de extensão.

Text placement – Colocação do texto, caso o texto não esteja na posição padrão o local é:

  • Beside the dimension line – O texto é colocado ao lado da dimension line;
  • Over dimension line, with leader – É criada uma linha auxiliar (leader) e o texto é colocado sobre ela;
  • Over dimension line, without leader -  O texto é colocado para cima ou para baixo, porém alinhado com o centro da dimension line.

Scale for dimension features – Escala para as características dos estilos de dimensão.

  • Annotative – Especifica que a dimensão é anotativa. (em breve tutorial sobre o sistema annotative no AutoCAD).
  • Scale dimensions to layout – Determina um fator de escala baseada na escala entre model e layout.
  • User overall scale of – Define uma escala para todos os estilos de dimensão, configurações que especificam o tamanho, distância, espaço incluindo o texto e as setas. (Esta escala não altera os valores de medida da dimensão).

Fine tunning – Providencia uma adicional opção de colocação do texto.

  • Place text manually – Posicionar o texto manualmente, ignorando a configuração de justificação do texto.
  • Draw dim line between ext lines – Desenha a dimension line entre a extension lines mesmo que as setas estejam ajustadas para o ladod e fora.

Bom, esse é um resumo dos conhecimentos intermediários para criar e configurar um estilo de cota. Acredito que para muitos usuários, mesmo avançados, alguns recursos aqui explicados são novidade, mas não se assutem, a gama de configurações de cotas realmente é muito grande, sendo muito difícil decorar todas opções e as aplicações de cada uma.

Dúvidas ? Comentem!!


Luis André
LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Formado em Design Industrial e Arquitetura e Urbanismo.
Pesquisador e curioso do software AutoCAD criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos que esta poderosa ferramenta oferece.

AutoCAD 2011 Certified Associate e AutoCAD 2011 Certified Professional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!

Este espaço também serve como "plantão de dúvidas" dos frequentadores do QUALIFICAD! Se você tem alguma dúvida sobre este tutorial comente aqui, caso sua dúvida seja sobre outro tema entre em contato no TIRE SUAS DÚVIDAS!

E obrigado por sua visita!

 

QualifiCAD. OTIMIZANDO PROFISSIONAIS