8 de maio de 2012

TRIM - Corte várias arestas de uma vez [EXTRIM]


Precisa cortar várias arestas ao redor de um objeto ? É só usar o comando trim, claro... mas você terá que clicar algumas vezes ou fazer algumas seleções. Mas existe uma forma de fazer isso com um único clique. E é sobre isso que vamos falar hoje!

Como exemplo vou utilizar uma situação que é comum para mim. Tenho uma série de curvas de nível onde preciso apenas das curvas que estão dentro da área de um determinado terreno (no caso o retângulo na cor verde).
No prompt de comando digite EXTRIM e pressione ENTER. Irá aparecer a seguinte mensagem:

Pick a POLYLINE, LINE, CIRCLE, ARC, ELLIPSE, IMAGE or TEXT for cutting edge...

Selecione o retângulo. Agora vem um detalhe importante, conforme a mensagem:

Specify the side to trim on:

Resumindo, especifique o LADO que deseja aparar as arestas. O que isso quer dizer ? Simples, se você clicar dentro do retângulo todas as arestas do lado interno serão aparadas. Se você clicar fora todas as arestas do lado externo serão cortadas. Nesse caso vamos clicar fora.

Pronto! todas as arestas foram cortadas. Mas... ei! e essas duas arestas porque não foram cortadas ?? Simples, elas não interseccionavam ao retângulo, ou seja, como essas linhas não encostavam no retângulo elas não foram cortadas. basta simplesmente deletar.


*Obs. De acordo com a sua versão do AutoCAD a mensagem e os recursos deste comando podem ser um pouco mais limitadas.

Luis André
LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Formado em Design Industrial e Arquitetura e Urbanismo.
Pesquisador e curioso do software AutoCAD criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos que esta poderosa ferramenta oferece.

AutoCAD 2011 Certified Associate e AutoCAD 2011 Certified Professional.

Um comentário:

  1. Obrigado pelas boas dicas, realmente os seus tutoriais não aparecem em nenhum outro que já frequentei. São dicas avançadas de excelente resultado.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!

Este espaço também serve como "plantão de dúvidas" dos frequentadores do QUALIFICAD! Se você tem alguma dúvida sobre este tutorial comente aqui, caso sua dúvida seja sobre outro tema entre em contato no TIRE SUAS DÚVIDAS!

E obrigado por sua visita!

 

QualifiCAD. OTIMIZANDO PROFISSIONAIS